Entre o português e o espanhol, a proximidade é tamanha que muitas vezes engana. A aparente familiaridade produz confiança – e logo depois, desconcerto. É dessa tensão que nasce A angústia da semelhança, de Wagner Monteiro: um livro que transforma a experiência cotidiana de professores, tradutores e estudantes em problema teórico rigoroso.
Partindo de uma questão aparentemente simples — por que o espanhol “evita” o pronome sujeito enquanto o português brasileiro tende a explicitá-lo? —, o autor desmonta respostas fáceis e desloca o debate do terreno exclusivamente sintático para a interface entre sintaxe, pragmática e discurso. Se ambas as línguas compartilham o chamado parâmetro do sujeito nulo, o que explica, então, suas diferenças de uso? A hipótese que orienta o estudo é clara: o aparecimento ou a elisão do pronome não é mero reflexo estrutural, mas escolha argumentativa.
Com base em um corpus que reúne entrevistas produzidas no Brasil e na Espanha e fragmentos de contos de Rubem Fonseca confrontados com sua tradução ao espanhol, Wagner Monteiro investiga como a explicitação do pronome pode reintroduzir referentes, demarcar tópicos, focalizar informações e instaurar contrastes. O gesto do falante – ou do tradutor – revela-se, assim, profundamente estratégico. Ao analisar gêneros discursivos distintos e articular categorias como tópico, foco e argumentatividade, o livro propõe um caminho metodológico consistente para o estudo contrastivo entre línguas próximas.
Sem se filiar estritamente ao gerativismo, mas dialogando com ele de modo crítico, a obra demonstra que a compreensão do pronome sujeito exige atenção aos contextos de produção e às intenções enunciativas. O resultado é um estudo descritivo e comparativo de grande utilidade para tradutores, linguistas e pesquisadores da linguagem.
Mais do que esclarecer um ponto específico da gramática, este livro ilumina a zona sensível onde duas línguas irmãs deixam de coincidir — e é precisamente nesse desvio, nessa diferença sutil e produtiva, que se revela a riqueza de seu contraste.


"A família de Elizabeth Teixeira + Sobreviventes de Galileia" visto por
"Babilônia 2000" visto por
"Boca de lixo" visto por
"Os romeiros do Padre Cícero" visto por
"Um dia na vida" visto por
"Volta Redonda, memorial da greve" visto por
"O fio da memória" visto por
"Peões" visto por
"Theodorico, o imperador do sertão" visto por
"Santo forte" visto por
"Últimas conversas" visto por
"Seis dias de Ouricuri" visto por
"Cabra marcado para morrer" visto por
"Jogo de cena" visto por
O último verão de Copacabana- 2ªed
O Último amor 