Considerado por Lacan como aquilo que dá suporte e autoriza a prática da psicanálise, o ato analítico é o eixo central da obra A clínica do Ato. A obra reúne um conjunto de especialistas que se detêm sobre este ato que ilumina o desejo, levando o sujeito a romper a repetição sintomática, atingindo assim a estrutura que rege o seu inconsciente.
Organizado após um ano de estudos sobre o tema em Formações Clínicas do Campo Lacaniano-Rio, Clínica do Ato reúne textos que abordam as diversas formas de apresentação do ato. A teorização do ato, apresentado como semblante, a relação entre ato e poema através dos versos de Rimbaud; o ato criativo na pintura de Van Gogh; o ato analítico na clínica com crianças são alguns dos objetos de reflexão nos textos.
Artistas como a escritora Carola Saavedra, o músico José Eduardo, o poeta Pedro Lage e a artista plástica Soraya Boechat discorrem sobre o seu processo criativo, enriquecendo a obra.


A paixão mortal de Paulo
O assassinato da rosa
O médico e o barqueiro e outros contos
O amor e suas letras
Realismo, realismos
Estrada do Excelsior
História de vocês
Coisas
Beco da vida
Hakim, o geômetra e suas aventuras
Sublunar
Antologia poética
Poesia pode ser que seja fazer outro mundo
Paris não tem centro
Burguesia e trabalho
Confabulações
Nenhum nome onde morar
Além do visível
Numa nada dada situação
Sobrevoo
O autista e seus objetos 

