A arte do conto é das mais difíceis de dominar, e nos remete logo a alguns gigantes da literatura, de Pushkin e Tcjeckov a Borges e Cortázar; ou Machado de Assis, Guimarães Rosa e Rubem Fonseca, aqui no Brasil. Márcio Ferreira Barbosa não foge à tradição desses grandes autores. Desde o primeiro conto do livro – Desnudez – uma pequena obra-prima que narra uma história de ciúme e vingança – aos personagens e cenários que compõem a trajetória de Totonho em Antônio de Rogaciana, o leitor é envolvido por uma escrita fluente e sedutora, costurada com habilidade de artesão, que conjuga forma e conteúdo como só os mestres do gênero sabem fazer.


Corvos contra a noite
Formação de professores e experiência docente
Nenhum nome onde morar
Tradução e psicanálise
"Moscou" visto por
A outra história
Dos artefatos e das margens
Fausto tropical
Cadernos de alguma poesia
Quase música
Pulvis
O médico e o barqueiro e outros contos
A casa invisível
A queda
Eu, Jeremias
O tempo amansa / a gente
Grito em praça vazia
Todo abismo é navegável a barquinhos de papel
Vento, vigília
Danação
O mar que restou nos olhos
A gaia ciência de James Joyce
Poemas para morder a parede
Luz sobre o caos
O assassinato da rosa
O menor amor do mundo
A invenção do amor
Como impressionar sem fazer esforço
O esporte no cenário ibero-americano
Burguesia e trabalho
Humanidades
A ordem interior do mundo
Placenta: estudos 

