No centenário de Nelson Rodrigues, que inspirou homenagens e remontagens de suas peças teatrais, Ângela Maria Dias apresenta em A forma da emoção: Nelson Rodrigues e o melodrama uma leitura inovadora das obras e da importância do legado artístico do anjo pornográfico.
Em diálogo com teóricos como Peter Brooks, Walter Benjamin, Georges Bataille, Roger Callois, reflete sobre a atualidade do melodrama rodrigueano, analisando a sua funcionalidade na estética passional forjada pelo “autor maldito”. Destacando a repetição e a intensificação como dois componentes essenciais da obra desse autor múltiplo, Ângela desnovela o efeito catártico de uma escrita que revisita os dilemas do ser humano, confrontando-o com verdades extremas e incômodas.


A invenção do amor
Saúde mental e memória
Algum Lugar
Antologia poética
A herdeira [Washington Square]
Anthony Julius Naro e a linguística no Brasil
ONGs
Todo abismo é navegável a barquinhos de papel
Do poema nasce o poeta
O aprendiz do desejo
Pedaço de mim
Corpo, substância gozante?
O assassinato da rosa
De todas as únicas maneiras
O amor e suas letras
Corvos contra a noite
Estrada do Excelsior
Nas frestas das fendas
No limite da palavra 

