A garota do fagote encontra a moça do violoncelo, e a música se faz em novas harmonias. Em cada conto deste livro, nos amores possíveis ou impossíveis, nas maravilhosas protagonistas inventadas pela autora e naquelas trazidas do mundo real para reviverem suas histórias junto ao leitor – modulando às vezes o texto para o tom da crônica, e dando um gosto de realidade a uma ficção cheia de sabor o originalidade –, nessa mistura tão rica de enredos e situações verdadeiras ou imaginadas, Carmen L. Oliveira nos seduz com um texto impecável. Pois o que mais importa aqui é a literatura, o prazer da leitura, e isso é o que nos cativa de imediato nos contos de Carmen, nas suas frases curtas, sucintas e diretas, e na sua maneira tão própria de compartilhar conosco essas histórias de tantos amores. Impossível não se apaixonar por cada uma dessas garotas, ou mulheres, ao som das melodias que surgem de uma escrita tão sensível, temperada pelo encontro entre todas as artes, reverberando em múltiplos sentidos a cada história e a cada nova leitura.


Vida poesia tradução
O menor amor do mundo
Nas frestas das fendas
O tempo amansa / a gente
Política, governo e participação popular
Para pensar
Vento, vigília
Transformações na linguagem musical contemporânea instrumental e vocal
Pulvis
Cartas trocadas
Carona é uma coisa muito íntima
Todo abismo é navegável a barquinhos de papel
Estou viva
Culturas e imaginários
A clínica do ato
Fraquezas humanas
"Jogo de cena" visto por
Três faltas e você será foracluído [...]
Poesia reunida
Pessoas em movimento
A voz da arquibancada
Tradução e psicanálise
Espiral: contos e vertigens
Além do visível
Beco da vida
1922
A herdeira [Washington Square]
O ateliê voador e Vocês que habitam o tempo
A filosofia natural e experimental na Inglaterra do século XVIII
Trânsitos e deslocamentos teatrais: Da Itália à américa latina
Dinossauro emancipado
Crítica de poesia 

