Aquém das Retinas, primeiro livro de Mauricio Matos, frequenta célebres autores da literatura portuguesa: Camões, Jorge de Sena e Gastão Cruz são alguns poetas que servem diálogos intertextuais e colaboram para formar esta obra de apurado rigor construtivo. Os versos carregam notável dicção clássica: são bem medidos, de rimas engenhosas, com movimentos argumentativos que se firmam para chegar à perfeição. Mediante a limpidez formal, Mauricio acentua as palavras brandas e uma sintaxe de elegância inquestionável. Não há, contudo, um deslizar de lancha entre camélias: existe sim um deslizar de manchas – coisas terríveis – aquém, dentro na interioridade -, que são tensionadas às linhagens em branco. Essa tensão constrói o desconcerto do mundo, o desnível entre a forma e o conteúdo, que por sua vez traz ao leitor a modernidade de Cesário Verde, Augusto dos Anjos e (por que não?) Carlos Drummond de Andrade, três poetas também muito presentes, direta ou indiretamente, neste livro de estréia.


Vida poesia tradução
O menor amor do mundo
Nas frestas das fendas
O tempo amansa / a gente
Política, governo e participação popular
Para pensar
Vento, vigília
Transformações na linguagem musical contemporânea instrumental e vocal
Pulvis
Cartas trocadas
Carona é uma coisa muito íntima
Todo abismo é navegável a barquinhos de papel
Estou viva
Culturas e imaginários
A clínica do ato
Fraquezas humanas
"Jogo de cena" visto por
Três faltas e você será foracluído [...]
Poesia reunida
Pessoas em movimento
A queda
Vera Ballroom
78
"Santo forte" visto por 
