O pampa, região do Rio Grande do Sul e da bacia do rio da Prata – alvo de constantes disputas territoriais entre as coroas de Portugal e Espanha no século XVII –, é o cenário de As fronteiras da escravidão e da liberdade no sul da América. Organizada por Keila Grinberg, a obra reúne textos de especialistas que discutem as características da escravidão naquela área fronteiriça – enriquecendo o debate sobre um tema essencial para um entendimento profundo sobre o nosso país.
Compreendendo fronteira não como linha demarcatória, mas como construção histórica, a obra mostra como, no sul do continente, no século XIX, as fronteiras passaram a delimitar não apenas os espaços dos Estados e das nações em formação, mas também as demarcações entre a escravidão e a liberdade.
A fuga de escravos para a Argentina e o Uruguai é um objeto de estudo importante ao longo da obra, em textos que analisam o impacto que as conjunturas políticas desses países vizinhos, aliando movimentos de independência e projetos de emancipação de escravos, causaram no Brasil. A ação dos elementos sedutores nas fugas empreendidas pela fronteira meridional é também alvo de análise. Outros textos examinam as estratégias dos senhores e dos escravos na fronteira entre Brasil e Uruguai, as escravizações ilegais na região e as concepções de escravidão e liberdade na imprensa de Montevidéu em 1842.
Escritos por especialistas brasileiros, os artigos deste livro mantêm um intenso diálogo com as pesquisas sobre escravidão que vêm sendo realizadas no Uruguai e na Argentina. Com clareza e profundidade, a obra contribui para expandir a compreensão sobre a escravidão em regiões de fronteira do Brasil, revelando suas relações com a sociedade local e com os países fronteiriços.
As fronteiras da escravidão e da liberdade no sul da América
R$36,00 R$34,20 no PIX
Em estoque


Mudanças e desafios sociológicos
Machado de Assis
O assassinato da rosa
Dos artefatos e das margens
Escola de gigantes
Ave, Rosa!
Entre o requinte e o tribofe
Camilo Castelo Branco e Machado de Assis em diálogo
Contos estranhos
Tragédia esportiva
A natureza degenerante
IV Encontro Luso-Brasileiro de Museus Casas
Sophia: singular plural
Uma escola de luta
Pulvis
A memória é uma boneca russa
Muito prazer
Murmúrios
Espaço, corpo e tempo
Janelas para o outro
Poesia reunida
O fim do Brasil
Não responda hoje
Desenvolvimento, trabalho e cidadania
Nenhum nome onde morar
Tradução, arquivos, políticas
Sodoma
Adeus, Fernando Pessoa
A Criação Original
Carona é uma coisa muito íntima
Um teste de resistores
Três faltas e você será foracluído [...]
ONGs
Cara de cavalo
Temas da sociologia contemporânea
Os Gaviões da Fiel
O tempo amansa / a gente
Corpo em combate, cenas de uma vida
1922 

