Carnaval amarelo

R$74,00

Em estoque

Carnaval amarelo

R$74,00

ISBN: 9786559056927 REF: 9786559056927 Categorias: ,

 

Carnaval amarelo é um romance de formação que tem como protagonista José Afonso, advogado de meia idade nascido na Amazônia e estabelecido no Rio de Janeiro. Trata de uma trajetória individual e aborda também o contexto em que vivem os personagens. O título nos fala das ambiguidades e dos disfarces que adotamos nos carnavais. José busca a realização amorosa e envolve-se com diferentes tipos de mulheres, cada qual com suas propostas que nem sempre coincidem com as dele, o que o leva a refletir: “muitas pessoas fogem da verdade porque temem destruir as últimas ilusões que arrastam”. Assim, entre a fantasia e a realidade, José constrói sua trajetória. A primeira paixão é a professora Glorinha, ainda na Amazônia. E a ligação mais forte é com Alice, moça carioca mais jovem do que ele que sonha casar e ter filhos. José se entrega e sente que lhe faltam palavras para expressar a delicadeza dos dedos de Alice vasculhando os pontos mais obscuros do corpo dele.

Um dos aspectos que mais chama a atenção na narrativa é o empenho do autor em criar palavras e situações, sem se conformar com o que a realidade aparente oferece. A obra trabalha o passado, mas tem os pés fixados no presente. O protagonista diz que sentimos mais saudade de nós mesmos do que das pessoas com quem cruzamos. E percebe que em nome do amor somos capazes das atitudes mais radicais. Ele distingue as mulheres que se oferecem por amor e as que desfilam diante de precipícios. Os precipícios dão vertigens, mas são para ele muito atraentes.

Mas nem só de amor é feito Carnaval amarelo. Seu autor, homem experimentado e de preocupações amplas, se debruça sobre a situação do país, suas questões políticas e sociais e as diferenças entre a vida na Amazônia e na metrópole do Rio de Janeiro. Enfim, este é um romance para não esquecer, na medida em que nos coloca diante de nós mesmos e dos impasses que a vida nos impõe.

Elias Fajardo

Número de Páginas

Ano

Formato

Edição

Selo

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.