História, arquitetura e teatro se entrelaçam nos textos de Cena, dramaturgia e arquitetura: instalações, encenações e espaços sociais. A arte da encenação em toda sua amplitude é o eixo central da obra, que mostra como o teatro dialoga com diversos campos de saber, como a semiologia, a sociologia, a antropologia e a política, além da história e da arquitetura. A teoria e o fazer artístico se mesclam nessas páginas, que falam do processo de criação, da relação entre dramaturgos e dramaturgia, do espaço físico onde a obra é apresentada e sobre novos textos cênicos, destacando as diversas escolas de pensamento que fundamentam as vivências teatrais.
Alguns dos textos privilegiam a relação entre palcos e espaço físico, espaço urbano e teatro, ou a arquitetura pensada para o espetáculo. Outros mergulham na forma como sociedade e dramaturgia se espelham, examinando temas como a crise do patriarcalismo e suas figurações em Nelson Rodrigues, José Lins do Rego e Jorge Amado ou as formas de engajamento no Brasil pós-1964 a partir da relação entre Ferreira Gullar e o Grupo Opinião.
Com textos bem articulados e de leitura fluida, Cena, dramaturgia e arquitetura é uma obra essencial para pesquisadores e amantes do teatro, que desejam expandir seus conhecimentos sobre o poder e o alcance da dramaturgia.


O chamado da vida
Quando formos doces
Saúde mental e memória
Governo Vargas: questões regionais e relações interamericanas
Desconstruções e contextos nacionais
Notas. atos. gestos
"Moscou" visto por
Trabalhos diversos
Governo Vargas: um projeto de nação
"Volta Redonda, memorial da greve" visto por
Supertrampo
Balaio
Mãos
"Pervivências" do arcaico
Inclusive, aliás
Vento, vigília
Placenta: estudos
Tradução, arquivos, políticas
Cadernos de alguma poesia
Teoria do fim da arte
Os gigantes da montanha 

