Cidade expandida

Estudos sobre o esporte nos subúrbios cariocas

R$66,00

Cidade expandida

R$66,00

ISBN: 9786559053513 REF: 9786559053513 Categoria:

A coleção “Visão de Campo” traz a público uma série de obras que estudam o esporte pelo viés das ciências sociais. Passando pela história, pela sociologia e pela antropologia, o campo esportivo abre muitas vertentes para o entendimento da sociedade contemporânea.

Em Cidade expandida, Victor Andrade de Melo explora o desenvolvimento das atividades esportivas nos subúrbios cariocas desde os primeiros anos do século XX. O autor evidencia o papel importante dessas localidades para o Rio de Janeiro. Assim ficamos conhecendo, por exemplo, o Clube de Corridas Santa Cruz, uma sociedade de turfe fundada em 1912 que teve um papel de extrema relevância no processo de urbanização local, bem como o Iate Clube de Ramos e o Carioca Iate Clube, que levaram um esporte originalmente exclusivo dos estratos mais altos da sociedade a ter experiências organizadas no subúrbio.

Ao ampliar o foco para além do futebol e da região central, Victor Andrade de Melo abre novos campos para os estudos históricos sobre o desenvolvimento do esporte em nossa sociedade, evidenciando as transformações vivenciadas por ela ao longo do tempo e as disparidades que sempre estiveram presentes entre as diferentes áreas urbanas e classes econômicas e sociais. Trata-se de uma publicação importante para que se perceba que o subúrbio, tão abandonado pelos poderes públicos, também foi protagonista da história do Rio de Janeiro. Como bem apresenta o autor: “[…] estudamos história também por um compromisso político: registrar/ interpretar para que não se esqueça e, assim sendo, possamos tentar construir um futuro distinto, ainda que isso não seja fácil, nem sempre possível, até mesmo provável.”

[Livro em pré-venda – envio a partir de 20/05]

Número de Páginas

Ano

Formato

Edição

Selo

Coleção

Você também pode gostar de…

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.