O conceito de cinema como linguagem heterogênea, ideia desenvolvida por Marie-Claire Ropars-Wuilleumier, é o eixo central desta livro. Em artigos claros e bem articulados, os autores se debruçam sobre a riqueza semiótica da linguagem cinematográfica na sua interface com a filosofia e a literatura.
Organizado por Gabriel José Corrêa Mograbi e Célia Maria Domingues da Rocha Reis, o volume reúne artigos que analisam a relação criadora de sentido no cinema e na literatura, considerada tanto em suas semelhanças como diferenças.
Algumas das questões discutidas são: em que pontos estas diferentes formas de narrativa se aproximam e se afastam? Que especificidades marcam os seus objetos e os processos de desconstrução dos seus personagens? Como se dão as relações de metalinguagem em cada uma destas formas de arte? Dividido em três eixos temáticos, o livro começa por abordar questões históricas e teóricas, para em seguida analisar mais detalhadamente a questão da adaptação de obras literárias para o cinema.
Num terceiro momento, os textos se detêm sobre as diferentes relações semióticas de produção de conceitos, imagens e discursos.


Vera Ballroom
A Criação Original
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Combatentes da paz
Pedaço de mim
Todo abismo é navegável a barquinhos de papel
O movimento queremista e a democratização de 1945
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Poemas para morder a parede
"Os romeiros do Padre Cícero" visto por 

