“Se o que você quer é verdade / procure na voz, não nas palavras.” Neste livro cativante, somos convidados a um encontro marcado num labirinto de emoções, onde cada verso é uma trilha a ser explorada com curiosidade e sensibilidade. Maria Helena Nascimento nos surpreende com um acidente geográfico menor que uma enseada, com poemas que contam uma história, várias histórias, com lugares, personagens e lembranças que compõem, verso a verso, uma narrativa muito própria. Diga alguma coisa especial e única sobre você: e os personagens ganham vida diante dos olhos do leitor, trazendo várias novas possíveis histórias. A minúcia pode ter também o tamanho da via láctea, cada estrela pode ser apenas um reflexo numa fivela, e a imaginação da poeta nos leva cada vez mais longe.
Cobaia se divide em duas seções distintas. A primeira delas, “Efeito do observador”, traz uma série de poemas inéditos que exploram as complexidades da vida cotidiana e as diferentes perspectivas que moldam nossa experiência de mundo.
A segunda seção do livro traz os poemas de Gasolina azul, obra publicada originalmente pela autora em 1992. Esses versos, resgatados das páginas do passado, retratam o amor, a solidão, as paixões e as descobertas de maneira genuína e visceral, e ecoam com a mesma força e frescor até hoje.
Com sensibilidade e uma rara capacidade de capturar as nuances da alma humana em suas mais diversas vozes, Maria Helena Nascimento estabelece uma conexão íntima com o leitor, desafiando-o a descobrir os segredos ocultos em cada esquina da experiência.