A palavra contradição certamente é comum na clínica psicanalítica. Disso, não resta dúvidas. Ela, contudo, é também comum quando resolvemos contar a história da psicanálise. Ou, pelo menos, deveria. Afinal, a psicanálise longe de ser um lugar linear, é um território de disputa. Sublinho aqui a palavra território. O presente livro é sobre o território chamado Brasil. Um território cuja divisão é marcada pelas capitanias hereditárias é o terreno onde se desenvolve uma discussão concisa e certeira sobre como se pode se tornar herdeiro de uma psicanálise marcadamente europeia. O primeiro passo da presente obra foi discutir nos textos de Freud a noção de herança. Com efeito, quando a discussão passa a ganhar corpo no Brasil não podemos contorna aquilo que constitui o nosso país: o legado da escravidão.
É nessa perspectiva, que É de raça que estamos falando introduz um debate sobre as apropriações da psicanálise no Brasil naquilo que elas guardam de contraditório, diverso e politicamente conflitante. Aliás, como assevera o livro: a psicanálise é política. Por isso, a decisão de percorrer o início da psicanálise no Brasil pelo recorte histórico dos debates sobre raça é iluminadora para mostrar como na história da psicanálise brasileira temos psicanalistas com diferentes heranças. Por um lado, temos aqueles e aquelas contribuíram para projetos higienista e com a própria ditadura militar e que, por outro, temos psicanalistas que estavam na proa das grandes mudanças com as primeiras clínicas de rua e com a denúncia de torturadores e do próprio fascismo no modo de operar de algumas instituições de psicanálise.
Se a história da psicanálise no Brasil tem seus caminhos diversos, é preciso que a gente aprenda, com as encruzilhadas, fugir dos caminhos das determinações e cativeiros impostos pela colonialidade. O final do presente livro é um convite a sermos mais críticos de nossa história e dialogar com aquilo que foi excluído pela marcha até então irrefreável da colonização.
Érico Andrade


Pulvis
Estou viva
Como impressionar sem fazer esforço
Pedaço de mim
Quando estava indo embora
Dois campos em (des)enlaces 

