É com grande satisfação que apresentamos ao público mais um volume da série Questões Atuais em Educação Especial, abordando agora um tema dos mais relevantes na atualidade que é a discussão sobre inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais. A presente obra, composta por textos elaborados por diversos autores com vasta expriência na área, trata dos pressupostos teórico-metodológicos da Educação Inclusiva, situando- os, concomitantemente, no âmbito da cultura e das práticas pedagógicas do cotiano escolar brasileiro.
Nosso objetivo é levar aos profissionais, professores, estudantes, e ao público de modo geral, algumas das questões polêmicas ou emergentes na área de Educação Especial, privilegiando autores nacionais. Esta série foi idealizada visando tornar mais acessíveis as discussões acadêmico-teóricas e divulgar mais amplamente o conhecimento produzido nas universidades.


Vento, vigília
O tempo amansa / a gente
Três faltas e você será foracluído [...]
Corpo em combate, cenas de uma vida
História do esporte
O assassinato da rosa
As amarras
No domínio de Suã
Pré-história
Algum Lugar
Poesia reunida
Motus perpetuo
Da capo al fine
A educação do corpo nas escolas do Rio de Janeiro do século XIX
Como impressionar sem fazer esforço 
