Este intrigante livro de contos vai empolgar até mesmo os leitores mais exigentes. Henrique Lamas prova ser um autor de imaginação fértil, e através da mistura de elementos inusitados (personagens cultuados, tempos históricos, cenários improváveis etc.) explora uma abordagem quase épica, e particularmente muito rica de possibilidades.
A trajetória de Faustina em busca de Antônio Conselheiro é apresentada no conto “Nos trilhos do trem”; seu conflito está justamente na busca do equilíbrio entre a vida familiar e sua própria identidade. O cenário de guerra em Canudos é cuidadosamente ambientado, transmitindo a atmosfera conturbada da época. “Abracadabra” inventa a jornada de Santiago dos Santos, um aspirante a escritor e mágico à procura de sua criatividade perdida. Determinado a vencer sua falta de inspiração, Santiago se envolve em uma competição de mágica, onde enfrenta o enigmático Doutor Destino. Em “Apertados”, o autor vai além e inventa a figura do “Novato”, personagem recém-chegado ao universo, que habilmente explora temas fundamentais como a natureza contraditória da existência, a busca por significado, a moralidade e o propósito da vida.
Outro personagem inusitado do livro é o Saci Pererê, que marca presença no bem-humorado “Entre macacos e dragões”, narrativa que mescla folclore nacional e cultura japonesa. Nesta obra tudo está próximo e interligado, o que faz de Em chamas uma aventura fascinante, na qual a combinação de diferentes mundos leva o leitor por uma viagem aos tempos e lugares mais inesperados.


Quando estava indo embora
O mar que restou nos olhos
Estrada do Excelsior
Poemas para morder a parede
A cidade inexistente
Corvos contra a noite
O esporte no cenário ibero-americano
A trincheira dos trabalhadores
Pedaço de mim
Arroz e feijão, discos e livros
Cara de cavalo
Tramas epistêmicas e ambientais
Antologia poética
A paixão mortal de Paulo 

