Escritos da sobrevivência

R$39,00

Em estoque

ISBN: 9788542100709 REF: 9788542100709 Categoria:

Em Escritos da sobrevivência, João Camillo Penna mobiliza os instrumentos da literatura comparada e atravessa diferentes formas de testemunho, para analisar as representações da violência e sobrevivência – e suas imbricações – em manifestações culturais como o samba, o funk, o hip-hop, o cinema e a literatura. Aliando uma base teórica sólida à sensibilidade aguda do pesquisador, a obra analisa as múltiplas formas de mal-estar presentes nestes testemunhos, que revelam cicatrizes profundas na formação social brasileira. Autores como Agamben, Primo Levi e figuras como Marcinho VP são alguns dos objetos de exame, num livro que percorre diferentes caminhos do testemunho, desde o judaico ao hispano-americano até o testemunho do sujeito carcerário brasileiro.
A mediação de fenômenos sociais e a construção da representação da pobreza e da violência no romance e filme Cidade de Deus e no documentário Falcão – meninos do tráfico são outros temas de reflexão. A obra se detém sobre a complexa teia simbólica envolvida no discurso de Rigoberta Menchú, ativista política indígena guatemalca; percorre as teses de Hermano Vianna sobre o mundo do funk carioca e o mistério do samba; analisa a violência como figura na canção Rap do pequeno Príncipe; discute a soberania estética que ressignifica a violência, a partir da vida e obra do cantor de hip hop Sabotage. Com um texto claro e original, estes Escritos tocam em feridas profundas, ao mesmo tempo em que contribuem para uma discussão cada vez mais atual e urgente em nosso país.

Número de Páginas

Ano

Formato

Edição

Selo

Escritos da sobrevivência

In stock

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.