Com uma prosa enxuta, rápida e direta, de frases curtas, e com histórias marcadas por aquele tipo de sensibilidade e apuro estético que vemos por exemplo em autoras como Katherine Mansfield, Virginia Woolf ou Clarice Lispector, essa estreia de Elizabeth Columa como contista – após dois livros de poemas – revela uma escritora bastante interessante e original. Seja nas recordações de uma anciã, nas promessas de amor não cumpridas – de dois jovens possíveis amantes ou de um casal recém-separado –, e mesmo nas diversas cenas presenciadas por um centenário casarão carioca do bairro de Botafogo, Elizabeth nos apresenta um olhar de quem conhece a vida, com a arte de quem sabe dizer mais do que apenas o que está escrito.


Comunicação e esporte
Educação do corpo e escolarização de atletas
Tragédia esportiva
Transformações na linguagem musical contemporânea instrumental e vocal
"Os romeiros do Padre Cícero" visto por
Notas. atos. gestos
Da capo al fine
Corpo sem órgãos
"Volta Redonda, memorial da greve" visto por
78
A trincheira dos trabalhadores
"A família de Elizabeth Teixeira + Sobreviventes de Galileia" visto por
Realismo, realismos
O morse desse corpo
Ave, Rosa!
Nas frestas das fendas
Luz sobre o caos
A casa invisível
Quase música
O mar que restou nos olhos
Numa nada dada situação
Todo abismo é navegável a barquinhos de papel
Contos contidos
O menor amor do mundo
Contos estranhos
Vento, vigília
Camilo Castelo Branco e Machado de Assis em diálogo
Sodoma 

