Com uma prosa enxuta, rápida e direta, de frases curtas, e com histórias marcadas por aquele tipo de sensibilidade e apuro estético que vemos por exemplo em autoras como Katherine Mansfield, Virginia Woolf ou Clarice Lispector, essa estreia de Elizabeth Columa como contista – após dois livros de poemas – revela uma escritora bastante interessante e original. Seja nas recordações de uma anciã, nas promessas de amor não cumpridas – de dois jovens possíveis amantes ou de um casal recém-separado –, e mesmo nas diversas cenas presenciadas por um centenário casarão carioca do bairro de Botafogo, Elizabeth nos apresenta um olhar de quem conhece a vida, com a arte de quem sabe dizer mais do que apenas o que está escrito.


Antologia poética
Grito em praça vazia
A outra história
Corpo em combate, cenas de uma vida
A memória é uma boneca russa
Vento, vigília
Todo abismo é navegável a barquinhos de papel
Fraquezas humanas
A desordem das inscrições
Poemas para morder a parede
Da capo al fine
O assassinato da rosa
História de vocês
Vera Ballroom
Fausto tropical
A bordo do Clementina e depois
Pulvis
"O fio da memória" visto por
Rita
Corvos contra a noite
A invenção do amor
O menor amor do mundo
1922
De todas as únicas maneiras
A queda
O chamado da vida
Crítica de poesia
A Criação Original
Governo Vargas: um projeto de nação
Outro (& outras)
Burguesia e trabalho
IV Encontro Luso-Brasileiro de Museus Casas
Beco da vida 

