Nada passou em branco

R$38,00

Em estoque

Nada passou em branco

R$38,00

ISBN: 9786559053681 REF: 9786559053681 Categoria:

Esse livro é o relato de um nascimento. Antes disso: de uma gestação. Desde seus primeiros passos, o jovem médico Antonio Cescatto percebe, não pode deixar de perceber, que algo ferve em seu interior. Algo se diferencia e o puxa em uma direção que não podia prever. O conflito divide seu espírito. Ama os livros de fisiologia, onde tudo parece se enquadrar e se equilibrar, como em uma ficção impecável. O contato com a literatura e a filosofia, porém, subverte sua mente, agitando-a com perguntas e demandas imprevistas. Marcuse, Durkheim, Kierkegaard entortam seu olhar e abalam o solo estável em que pisa.
Os pensamentos estremecem. A mente se racha. “Pela primeira vez eu tenho a certeza de que este é um mundo ao que não quero pertencer”, escreve. Conhece a beleza da arte de curar, que vem desde Hipócrates, e antes ainda, desde o egípcio Imhotep. Mas uma outra beleza, mais turbulenta e íngreme, se impõe: a das rupturas, dos deslocamentos, das metamorfoses. A arte. Nada passou em branco é o relato de uma formação. Formação que é, também, uma deformação. Dos pensamentos duros, em uma reviravolta, nasce uma sensibilidade que, quanto mais se afirma, mais faz o mundo estremecer. Os grandes caminhos,  os mais verdadeiros, não surgem só de projetos e de afiadas maquinações, nascem de sustos.

No momento em que as perguntas se tornam mais potentes que as respostas, algo se rompe e o novo aparece. “Daí pensei nisso: arte provoca deslocamentos. Confunde perspectivas. Cria ambiguidades. Por que não a arte em vez das paredes vazias e descascadas?” Com uma voz firme e sincera, Cescatto nos desvenda laços misteriosos, mas potentes, entre a ciência e literatura.

A escrita – ao contrário da solidez dos tratados de fisiologia – o conduz em direção ao incompreensível. “Não entendia por que não se falava de nada que não fosse isso: ciência aplicada.” Ao optar pelo caminho da arte, Antonio Cescatto se embrenha no grande silêncio da dúvida. É desse mergulho no inexplorado que seu livro trata. Por isso, Nada passou em branco não deixa de ser, também, um comovente livro de aventuras.

José Castello

[Livro em pré-venda – envio a partir de 3 de junho]

Número de Páginas

Ano

Formato

Edição

Selo

Você também pode gostar de…

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.