No ano em que comemoramos o centenário do nascimento de Nelson Rodrigues, Victor Hugo Adler – que estuda há mais de 30 anos a obra rodrigueana – brinda o leitor com Nelson Rodrigues, o freudismo e o carnaval nos teatros modernos, que lança um olhar profundo e original sobre as obras do icônico dramaturgo e cronista brasileiro.
Aliando acuidade a uma profunda pesquisa histórica e estética, Victor Hugo explora os diálogos, apropriações e conflitos que Nelson Rodrigues travou com correntes de pensamento como a psicanálise e com discursos influentes na modernização do teatro e da cultura brasileiros.
Lançando um olhar agudo sobre a natureza humana, a obra de Nelson foi frequentemente identificada com a psicanálise e as teorias freudianas. Atento a essa influência, Victor Hugo analisa os efeitos nas artes e na cultura da difusão da psicanálise, que motivaram distorções, estilizações ou leituras irreverentes como as veiculadas nas obras de Nelson Rodrigues pautadas numa perspectiva “carnavalesca” da existência.


Seu jeito de soltar fumaça
Caminhos para conhecer Dona Flor no cinquentenário da narrativa de Jorge Amado
Não conte para as formigas
Fraquezas humanas
Corpo em combate, cenas de uma vida
A ordem interior do mundo
Poemas para morder a parede
Eu, Jeremias
Ficção e travessias 

