O baixo contínuo é um elemento essencial da música europeia nos séculos XVII e XVIII, também absorvido pela música brasileira nos séculos XVIII e parte do XIX. Neste estudo inédito, Marcelo Fagerlande analisa e confronta os conhecimentos sobre o assunto, a partir do conteúdo dos tratados em língua portuguesa preservados nos arquivos brasileiros e disponíveis aos músicos da época.
O livro focaliza tanto os ensinamentos voltados à composição quanto aqueles orientados à prática do acompanhamento. De especial interesse são as informações sobre a execução ao teclado – como postura do corpo e dos dedos, e a utilização dos dedilhados e ornamentação Ao refletir sobre a presença e o significado do baixo contínuo na música brasileira, Fagerlande preenche uma lacuna na bibliografia musical de língua portuguesa. Trazendo novos subsídios para a interpretação da nossa música do passado, a obra de Fagerlande contribui também para uma diferente compreensão a respeito da composição musical da época no nosso país.
O baixo contínuo no Brasil 1751-1851
Os tratados em português
R$39,00 R$37,05 no PIX
Em estoque


História, memória, instituições
As artes do entusiasmo
Territórios socioambientais em construção na Amazônia brasileira
Corpo em combate, cenas de uma vida
Cárcere privado
O mar que restou nos olhos
Ave, Rosa!
O tempo amansa / a gente
Do mal-estar na cultura, que dizer...
A voz na ópera
Da capo al fine
Vera Ballroom
Estou viva
Caderno de viagem
Judaísmo e cultura
Nas frestas das fendas
Transformações na linguagem musical contemporânea instrumental e vocal 

