Enquanto a maior parte das pesquisas sobre Augusto Boal concentram-se ou no Teatro do Oprimido, ou na fase do Teatro de Arena, Clara de Andrade elegeu um ângulo original para analisar a trajetória do dramaturgo e diretor de teatro brasileiro. Em O exílio de Augusto Boal, a pesquisadora se detém sobre o período de exílio político e sobre a obra teatral que ele desenvolve a partir desta experiência. Com base em entrevistas, reportagens, e na correspondência a que teve acesso, Clara retraça o percurso biográfico de Boal durante o tempo passado à força no exterior, examinando também a sua recepção pelo meio artístico no seu retorno.
Ao longo do livro, a autora expõe as tensões políticas, sociais e as transformações no teatro com as quais o artista dialogou ou contra as quais se rebelou. Mostra que, como um “teatro sem fronteiras”, a obra de Boal mapeia os fenômenos culturais e políticos que afetaram os diferentes países em que realizou seu trabalho. Revela como o texto do dramaturgo, mais do que artístico, funciona como crítica das pressões a que os mecanismos de produção artístico-cultural estavam submetidos naquele período.
Mais do que falar do silêncio, tortura e superação vividas por um artista que sempre ousou desafiar convenções, a obra dá voz a um entre tantos brasileiros submetidos ao exílio, à violência da ditadura e ao esquecimento. Dessa forma, o livro contribui para que a narrativa sobre este artista “que dedicou sua vida à busca de um teatro que fosse transformador da realidade possa iluminar também parte da nossa história”.
O exílio de Augusto Boal
reflexões sobre um teatro sem fronteiras
R$84,00 R$79,80 no PIX
Em estoque


"Moscou" visto por
O amor e suas letras
A gymnastica no tempo do Império
Pulvis
A desordem das inscrições
Esporte e lazer na África
Quando estava indo embora
De onde vem o samba
O esporte na imprensa e a imprensa esportiva no Brasil
Todo abismo é navegável a barquinhos de papel
O assassinato da rosa
Nenhum nome onde morar
Motus perpetuo
Cara de cavalo
Sinais Trocados
Natureza humana 2
Paisagens inclinadas
Histórias do bom Deus
O andar ao lado
O Cid (1636-1637)
Nas frestas das fendas
O fim do Brasil
"Seis dias de Ouricuri" visto por
Trabalhos jurídicos
Ficção e travessias
Pesquisas em educação
A arte do teatro
O tempo amansa / a gente
Um golpe de flor azul
Corvos contra a noite
Rotas de teatro 

