O fim do jogo democrático

O golpe de 1964 e o Poder Legislativo da Bahia

R$68,00

Em estoque

O fim do jogo democrático

R$68,00

ISBN: 9786559052912 REF: 9786559052912 Categoria:

Com uma pesquisa apurada e embasada em farta documentação, Thiago Machado de Lima analisa um recorte bastante particular – a 5a legislatura da Assembleia Legislativa da Bahia, com deputados eleitos em 1962 e que vivenciaram a transição do estado democrático para o regime militar em 1964 – para tentar responder a uma série de questões: quais os sentidos do impacto do golpe de 1964 para o Parlamento da Bahia? Como atuaram as foças de oposição e situação dentro da instituição? Quais discursos e estratégias foram acionados? Quais foram os espaços de negociação, acomodação e resistência? Como o Legislativo se rearticulou diante das mudanças no sistema político-partidário no país? Qual foi o papel dos Legislativos Estaduais na legitimação e sustentação da ditadura no Brasil?

A tese central do livro está inscrita nas novas abordagens que superam as versões que vitimizam a sociedade, demonstrando como o próprio Poder Legislativo contribuiu para a legitimidade do governo militar. O estudo do caso da Bahia é revelador das escolhas e estratégias de indivíduos e grupos políticos para o apoio à ditadura. Como bem apresenta o professor Raimundo Nonato Pereira Moreira, “no tempo sombrio em que vivemos, percorrer as trilhas sinuosas de um trabalho acadêmico que evidencia o processo de construção de uma ditadura (movendo-se nos interstícios da repressão e do consenso) é motivo razoável para o leitor valorizar a investigação histórica e estabelecer relações significativas entre o passado e presente.” 

Número de Páginas

Formato

Ano

Edição

Selo

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.