Diante das mudanças profundas vividas pela sociedade nas últimas décadas –incluindo diferentes formas de comunicação e as consequentes novas vivências do tempo, do espaço e das relações – é preciso atualizar o nosso modo de pensar a infância.
Partindo de uma contextualização histórica e de anos de atuação na clínica, na docência e na pesquisa, Lucia Rabello de Castro reúne neste livro diversos textos que ajudam a compreender melhor os processos de formação das crianças no mundo atual.
Entre escola, cidade, governo, mídia, entre a vida própria e a vida social, a criança é também sujeito participante e contribuinte da sociedade – e por isso precisa ser mais conhecida, reconhecida e compreendida pelos pais, professores e por todos os adultos que governam o seu mundo. Tendo em conta que o o futuro da infância se desvela no presente, a obra convida o leitor a uma reflexão sobre os modos de ser e de agir das crianças (e com as crianças) no mundo de hoje – e de amanhã.


IV Encontro Luso-Brasileiro de Museus Casas
A Criação Original
Vida: efeito-V
Da capo al fine
Hoje nós não vamos ficar tristes
Filosofia e gênero
Como era fabuloso o meu francês!
Um rojão atado à memória
Mudanças e desafios sociológicos
Da lida do tanto da vida
A clínica contemporânea e o abismo do sentido 

