Em 1808, sob a ameaça de invasão pelas tropas napoleônicas, o príncipe regente de Portugal, D. João, resolve transferir a corte para sua mais importante colônia, o Brasil. Os navios lusitanos chegam ao Rio de Janeiro, trazendo, além da família real, centenas de funcionários e pessoas ligadas à corte portuguesa.
É este Rio de Janeiro joanino – tornado de imprevisto a sede da Coroa – que renasce em cada uma das páginas de O rei, o Rio e suas histórias. A rua do Ouvidor, a rua Direita e a igreja do Rosário são alguns dos cenários destes contos de amor e aventura que envolvem sinhás, colonos, escravos, aristocratas e negociantes – heróis anônimos que habitavam a cidade.
Com imaginação literária, rigor na linguagem e profunda pesquisa histórica, estes contos oferecem um painel precioso do Rio de Janeiro em um tempo de mudanças profundas e decisivas para a história do nosso país.


História, memória, instituições
As artes do entusiasmo
Territórios socioambientais em construção na Amazônia brasileira
Corpo em combate, cenas de uma vida
Cárcere privado
O mar que restou nos olhos
Ave, Rosa!
O tempo amansa / a gente
Do mal-estar na cultura, que dizer...
A voz na ópera
Da capo al fine
Vera Ballroom
Estou viva
Caderno de viagem
Judaísmo e cultura
Nas frestas das fendas
Transformações na linguagem musical contemporânea instrumental e vocal
O fim do Brasil
Culturas e imaginários
Pedaço de mim
De todas as únicas maneiras
Poesia reunida
Beco da vida 

