Ocupar: resistências kilombolas

R$68,00

Em estoque

Ocupar: resistências kilombolas

R$68,00

ISBN: 9786559051410 REF: 9786559051410 Categoria:

[Pré-venda – envio a partir de 10 de agosto]

E este livro narra, através de uma descrição etnográfica, a experiência da autora com a Morada da Paz sobre fazer corajosa e criativamente a vida, sem se deixar paralisar pelas forças destrutivas do mundo. Exatamente por isso, seus ensinamentos são fundamentais para esses tempos de descaso explícito com os seres (humanos, mas não apenas) e com as memórias. Mas é preciso atentar. Narrar a coragem da Morada não significa corroborar e atribuir a ela um heroísmo que marca continuamente o modo de contar histórias tal como o Ocidente, na sua manifestação branca, colonial e masculinista, parece operar –
a maneira de Júlio César e a clássica narrativa “vim, vi e venci!”. A coragem da Morada não é descrita com base no conflito e na arma utilizada para aniquilar, ou conquistar, o inimigo.
A coragem provém de algo sutil, e ainda assim intenso e poderoso: a manutenção da vida coletiva e de um “jeito de ser e de viver” singular. Em vez do conflito visando um determinado fim, surge o processo contínuo do fazer-se vivo e no fazer a vida junto com outros.

 

Número de Páginas

Ano

Formato

Edição

Selo

Você também pode gostar de…

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.