Em Óleo sobre tela, olhos para a História, Walter Luiz Carneiro de Mattos Pereira apresenta o resultado de uma rigorosa pesquisa historiográfica sobre as Exposições Gerais de Belas Artes de 1872 e 1879. Analisando a prática social instaurada por essas exposições promovidas pela antiga Academia Imperial das Belas Artes (AIBA) no século XIX, e examinando como estas organizam a cultura visual através da educação do olhar sobre a história, o volume descortina as relações entre arte e poder no Império e propõe a construção de uma História da Pintura Histórica. Com uma presença numerosa nas Exposições Gerais da AIBA de 1872 e 1879, a pintura histórica conferiu a estes eventos uma importância extrema na afirmação simbólica do poder do Império. Em sua pesquisa, o autor defende que a forte presença do Estado não se encontrava apenas na produção das pinturas – mas também na forma expositiva e nos textos dos catálogos das Exposições Gerais, direcionando o olhar do espectador para uma certa leitura da obra de arte. Sublinha assim, a dimensão política da arte, inserida numa pedagogia da construção do olhar. Ao mesmo tempo, contribui para renovar a discussão de um campo clássico do estudo da arte brasileira.


Histórias que meus filhos não me contaram
O mais sutil é a queda
O menor amor do mundo
Cadernos de alguma poesia
O caos preclaro
Poesia pode ser que seja fazer outro mundo
Desigualdades interdependentes e geopolítica do conhecimento
Balaio
Realismo, realismos
História de vocês
Parados e peripatéticos
O fim do Brasil
Para pensar
Antologia poética
Dos artefatos e das margens
Do lado do tempo
Poesia reunida
Literatura de mulherzinha
A casa invisível
As amarras
Bravos companheiros
Combatentes da paz 

