Essa é uma viagem pela história de Paraty, a nossa vila mais bem preservada. São dezessete contos, ambientados desde a chegada dos europeus até o final do século XIX.
Os temas são variados. Os moradores originais da terra, devastados pela força das armas e epidemias. A tragédia de pessoas capturadas na África e escravizadas no Brasil, e também sua luta pela liberdade.
A inquisição do Santo Ofício, dedicada a punir os crimes contra a fé, enviando suas vítimas para a tortura e a fogueira. E mais. Os amores mais improváveis, e até alguns impossíveis, que a moral vigente não consegue aplacar. A construção progressiva da cidade, de suas igrejas e suas instituições. A mistura de gente. A violência de uma sociedade baseada na exploração e no preconceito. O desejo que não sabe se curvar a limites que alguém inventou. A arte de fazer o bem, capaz de sobreviver no pior dos desertos.
Mas atenção, não é leitura para crianças, nem para espíritos muito sensíveis. A história sabe ser muito cruel.


Outras histórias
A gaia ciência de James Joyce
O fim do Brasil
Outro (& outras)
Caminhos para conhecer Dona Flor no cinquentenário da narrativa de Jorge Amado
História(s) do Sport
A herdeira [Washington Square]
Todo diálogo é possível
Estou viva
Vento, vigília
Do poema nasce o poeta
A tulipa azul do sonho
A memória é uma boneca russa
Poesia canadense contemporânea e multiculturalismo
Mozart em ritmo de samba
Literatura de mulherzinha
O menor amor do mundo
Corvos contra a noite
História, memória, instituições
Sobrevoo 

