Paul Celan e Gisèle Celan-Lestrange: Uma correspondência de amor e sombras

R$47,00

Em estoque

Paul Celan e Gisèle Celan-Lestrange: Uma correspondência de amor e sombras

R$47,00

ISBN: 9786559051403 REF: 9786559051403 Categoria:

Nas palavras de José Eduardo Barros, Paul Celan escreve “no limite de sua língua materna, trazendo um ritmo que equivale a uma assinatura”.

Barros, autor desta interessante obra que reúne e analisa a troca de cartas entre Celan e sua esposa Gisèle Celan-Lestrange, destaca diversos aspectos presentes nas correspondências: o envio de poemas recém-escritos, a tensão entre o amor do casal e a melancolia do poeta, a questão do luto, a troca íntima que flutua entre ternura e conflito. Em resumo, um diálogo que tudo acolhe e não se interrompe.

Mas nas entrelinhas das cartas pode-se (sempre) ver além: há algo de poético na longa conversa do casal, neologismos da “língua franco-celaniana”, a forte relação entre vida e escrita expressa por Celan. As referências à criação literária e à prática da escrita também são constantes e durante a leitura é possível perceber a “construção poética do autor como uma fábrica em funcionamento.”

Paul Celan e Gisèle Celan-Lestrange: uma correspondência de amor e sombras revela a vida em comum do casal e reflete o real, o delírio, a identidade, a linguagem e muitos outros grandes temas da poesia celaniana.

Número de Páginas

Ano

Formato

Edição

Selo

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.