Ritual e performance

4 estudos clássicos

R$56,00

Em estoque

Ritual e performance

R$56,00

ISBN: 978-85-421-0267-3 REF: 978-85-421-0267-3 Categoria:

O estudo do ritual atravessa fronteiras da antropologia, passando por estudos da política, da economia, da religião, da cultura popular, de gênero, de performance, e de uma série de outros aspectos dos estudos etnográficos e antropológicos. Buscando abarcar a multidisciplinaridade contida nos estudos sobre o assunto, e suprir a falta de material em língua portuguesa para os estudiosos interessados, Maria Laura Cavalcanti selecionou e traduziu quatro textos clássicos de africanistas da antropologia social inglesa de fundo estrutural-funcionalista. Esta corrente teórica, esquecida nos debates contemporâneos, teve grande impacto na antropologia da década de 1930 à de 1970, e tem rica tradição etnográfica, com destaque para as dimensões rituais da vida social.

“A dança”, de Evans-Pritchard, é uma etnografia da dança da cerveja entre os azande, no norte da África Central. Em seu estudo, demonstra as dimensões política, econômica, afetiva, estética, expressiva e religiosa do ritual em questão. “Festivais e coesão social no interior da Costa do Ouro”, de Meyer Fortes, desloca-se para a África Ocidental, investigando os tallensi, povo da região norte de Gana, com a intenção de desvendar a construção de vínculos entre tallis e namoos – comunidades identitárias tallensi – através do exame dos festivais rituais. “Um ritual de realeza entre os suazi”, de Hilda Jupper, utiliza metáforas do teatro e da performance para analisar a Incwala, celebração anual da realeza, personificada no rei dos suazi (povo da África Austral), relacionando a construção da pessoa do rei à hierarquia e organização social, e identificando a ação ritual como operador da continuidade social e ambiental. Por último, “Ritual e simbolismo nyakyusa”, de Monia Hunter, detalha o ritual fúnebre dos nyakyusa, da África Oriental, articulando conceitos relativos a ritos de passagem, materialidade, manejo e observando os símbolos em ação no contexto social.

Os quatro textos selecionados sintetizam a densidade etnográfica, narrativa e conceitual das pesquisas dos autores escolhidos. Esta coletânea é, portanto, indicada tanto para introduzir aos estudos rituais quanto para aprofundar o conhecimento daqueles que já se interessam pelo tema, pois representa com clareza a importância dos rituais como manifestações simbólicas e expressivas das experiências sociais dos povos.

Número de Páginas

Ano

Formato

Edição

Coleção

Selo

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.