Trabalho, trabalhadores

Experiências e processos no Brasil oitocentista

, ,

R$47,00

Trabalho, trabalhadores

R$47,00

ISBN: 9786559052509 REF: 9786559052509 Categoria: , ,

Esta coleção de ensaios nos convida a conhecer as vivências e lutas dos trabalhadores e trabalhadoras que ajudaram a construir o Brasil no século XIX. Entre lavadeiras presas por “queixar-se,” imigrantes punidos em tronco, escravizados grevistas e retirantes nordestinos insurgindo-se contra a fome, o livro revela como identidades e projetos políticos tomavam corpo num cotidiano marcado pela presença da escravidão. Onze autores vasculham as relações de produção nas mais variadas partes do país, ampliando o escopo e a geografia da história social do trabalho. Em vez de célebres heróis ou vítimas do processo de organização da classe trabalhadora, portanto, o leitor encontrará análises que aproximam os mundos do trabalho livre e escravo, aqui entrelaçados em nova nomenclatura como esferas do trabalho compulsório.

Em Trabalho, Trabalhadores, o Brasil oitocentista é tempo formador e estendido para além dos marcos legais da abolição da escravidão e proclamação da república. Quando vislumbrado do ponto de vista dos que trabalham, ele adentra os séculos seguintes já que a conquista pela cidadania segue incompleta. A coletânea enriquece o conhecimento histórico que temos sobre relações de poder que estruturam até hoje noções de classe, raça e cultura no Brasil.

Com base em sofisticada pesquisa arquivistas, os temas abordados não poderiam ser mais atuais: a domesticidade do racismo estruturante das relações sociais brasileiras, as interfaces entre os mundos urbano e rural, as inflexões de gênero na luta diária por direitos trabalhistas, a mobilidade geográfica forçada por crises ambientais, a vida associativa de trabalhadores urbanos e movimentos sociais contra a repressão policial. Enfim, uma coletânea cheia de novos argumentos e metodologias para inspirar tanto a reflexão sobre os legados do passado quanto a luta por relações de trabalho mais justas no presente.

Isadora Moura Mota

Número de Páginas

Ano

Formato

Edição

Selo

Coleção

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.