Na literatura, como na vida, o imprevisto tem seu próprio caminho. Em Um caminho de surpresas, Susana M. M. Pacheco conduz o leitor por estradas que se bifurcam em delicadeza, humor e emoção, sempre com a sensibilidade de quem ouve a música que pulsa por trás dos gestos cotidianos. Se em sua estreia poética com Timbres de um outono promissor já mostrava um ouvido apurado para o ritmo da linguagem, aqui ela revela também o olhar atento para os detalhes que fazem de uma cena banal um acontecimento inesquecível.
Seus contos, escritos com leveza e lirismo, são encontros com a beleza escondida no comum. Há o menino no balanço que se transforma em aluno inesperado, o passeio de domingo que vira aventura tragicômica, o carnaval que se converte em epifania amorosa e o vestido que veste de saudade uma história ainda em aberto. Em cada página, Susana parece reger as palavras como quem rege um coral afinado, em que cada voz, por mais breve que seja, encontra seu lugar no conjunto.
Neste primeiro livro de ficção, a autora explora com graça e humanidade os afetos, acasos e descobertas que nos atravessam. E nos lembra que, por mais planejada que seja a caminhada, são as surpresas – pequenas, poéticas, inesperadas – que a tornam memorável.


Interpretações literárias do Brasil moderno e contemporâneo
Danação
A era do sono
Nenhum nome onde morar
Reversor
A herdeira [Washington Square]
Ave, Rosa!
O aprendiz do desejo
Supertrampo
Estou viva
Grito em praça vazia
O menor amor do mundo
Leitura e formação do leitor
Cinema, literatura e filosofia
Vento, vigília
Antologia poética
Pré-história
O fim do Brasil
Criando caso todo dia
Pulvis
Nas frestas das fendas
Cara de cavalo 

