A Casa dos Ventos é uma mistura emocionada de memórias afetivas e históricas de uma família e dos Campos dos Goytacazes. A jornalista e historiadora Ana Helena Gomes nos oferece nesse livro uma crônica saborosa de experiências vividas por ela, algumas dolorosas, que se entrelaçam habilidosamente com o passado e a formação de sua cidade natal.
Ao cheiro do vinhoto das velhas usinas de cana-de-açúcar, sua boa prosa alia engenhosamente uma viagem pelo Brasil colônia dos duros tempos da escravidão, em contraste com uma aristocracia de condes e viscondes que se consolida no norte fluminense até o período imperial. Viagem que faz sem perder de vista a potência de figuras como Benta Pereira, que comandou decisiva revolta contra os colonizadores da região, e de Luzia, a quem esse livro é dedicado.
Ana Helena costurou a história de sua família com aquela narrada por vários autores campistas, memorialistas e historiadores, cujas obras ajudam a contextualizar o espaço-tempo de toda essa trajetória. A cidade é fio condutor de seu reencontro consigo mesma.
A casa como microcosmo onde se dão as descobertas, os espantos e as perdas é também rede de proteção afetiva. É através desse espaço que a autora, invadida pelas lembranças, põe os sentimentos em ordem, numa paisagem repleta de protagonistas com os quais compartilhou os desassombros, o riso, o pranto e sua infinita curiosidade pelos mistérios da vida e da morte. Na força dessa viagem pela memória estão contidos não só o passado, mas a possibilidade de novos tempos.
Graça Salgado


Vida poesia tradução
O menor amor do mundo
Nas frestas das fendas
O tempo amansa / a gente
Política, governo e participação popular
Para pensar
Vento, vigília
Transformações na linguagem musical contemporânea instrumental e vocal
Pulvis
Cartas trocadas
Carona é uma coisa muito íntima
Todo abismo é navegável a barquinhos de papel
Estou viva
Culturas e imaginários
A clínica do ato
Fraquezas humanas
"Jogo de cena" visto por
O morse desse corpo
De todas as únicas maneiras 

