Os contos de Márcia Guimarães guardam muitas surpresas. Não é à toa que este livro se divide em três partes (Concerto para tambor e viola, Exercício no 1 para cuíca e Três estudos para violino Piccolo) marcadas por um instrumental tão diverso. Márcia conhece a música das palavras; sabe compor suas melodias com rara maestria, domina a dinâmica dos ritmos. E assim conduz o leitor, ora num “allegro” (ma non troppo), ora em “piano pianíssimo” – e a unidade entre histórias tão díspares é garantida justamente por esta qualidade muito especial: Márcia tem estilo. E é com estilo que ela nos conta as aventuras do exército popular do coronel Baldomero, ou, em tom mais intimista, o amor de Bernard e Rosalyn. Ou ainda, com humor, as negociatas ao redor do “idiotíssimo” ministro Lopes Macedo. E assim, ao final da leitura, a canção de um cego ao violão se afina com o último acorde de uma velha professora de piano – despertando um sentimento quase musical: literário.


Arte, ciências e filosofia no renascimento [vol.2]
A invenção do amor
A queda
Vento, vigília
O fim do Brasil
Crítica de poesia
Motus perpetuo
Arte, ciências e filosofia no renascimento
Corvos contra a noite
Verdade e espetáculo
Estão matando os humoristas
No limite da palavra
Teatro da espera
O Rio de Janeiro nos jornais
A paixão mortal de Paulo
Estrada do Excelsior
Reversor 

