Uma ética da prática à teoria é o fio condutor da psicanálise, quando se trata de buscar transmitir o legado de Freud e de Lacan na Universidade.
Sobretudo em tempos que alardeiam cursos e programas que propõem acesso fácil e barato a um ensino de psicanálise que, na realidade, a mata, justamente por matar sua ética.
Este livro responde à questão do que é um fazer psicanálise na Universidade, distinguindo-o de uma formação psicanalítica que, esta, não se dá na Universidade, pois implica a política da psicanálise que parte do fundamento de que há um saber insabido, e que se exerce do lugar de rebotalho, a contramão do que se arvoram aqueles discursos que se dizem saber algo sobre alguém ou que fazem alunos acreditarem que saberão exercer uma clínica psicanalítica com uma formação universitária.
Dezenove conferências de professores psicanalistas de diferentes partes do mundo, apresentadas na UERJ, vêm aqui testemunhar o singelo quinhão com que cada um, em suas pesquisas universitárias, pode contribuir na interminável tarefa de transmitir.
CIIP – Ciclo Internacional Interuniversitário de Psicanálise é um projeto do Programa de Pós-graduação em Psicanálise da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, que se iniciou por ocasião da pandemia covid-19, como forma de interlocução com professores psicanalistas de diferentes partes do mundo, convidados a apresentar os temas de suas pesquisas.
O presente volume associa aquelas que tiveram por tema “A ética da psicanálise diante das questões da atualidade”, e se divide em quatro partes: Ética e política; Conversas com a filosofia; Prática, pesquisa e ciência, e Aggiornamentos nos desafios de nosso tempo.
Atualmente, iniciamos a organização do 7º CIIP, a se realizar em 2025.