O que constitui um autorretrato? – pergunta Raïssa. Como chamar de “eu mesmo” um objeto destacado de si próprio? Ao pensar e escrever sobre esta categoria de retrato, a autora vê surgirem imagens, conceitos e textos, que se misturam, ao mesmo tempo em que a figura no autorretrato toma forma.
É no tempo do traçado dessa imagem, no percurso incerto dessas linhas que se inscreve a escrita de Raïssa de Góes, onde ecoam Artaud, Nancy, Derrida, Deleuze, Freud. Diferentes linguagens, gêneros e discursos se fundem nesta narrativa que é ao mesmo tempo objeto de arte e ensaio – que costura imagem, crítica e ficção – desafiando, questionando e fascinando o leitor. Traço a traço, palavra a palavra, seu texto faz surgir uma face que se desvenda no próprio ato de desenhar, e renasce a cada olhar.


Vida poesia tradução
O menor amor do mundo
Nas frestas das fendas
O tempo amansa / a gente
Política, governo e participação popular
Para pensar
Vento, vigília
Transformações na linguagem musical contemporânea instrumental e vocal
Pulvis
Cartas trocadas
Carona é uma coisa muito íntima
Todo abismo é navegável a barquinhos de papel
Estou viva
Culturas e imaginários
A clínica do ato
Fraquezas humanas
"Jogo de cena" visto por
Três faltas e você será foracluído [...]
Poesia reunida
Pessoas em movimento
A voz da arquibancada
Tradução e psicanálise
Espiral: contos e vertigens
Além do visível
Beco da vida
1922
A herdeira [Washington Square]
O ateliê voador e Vocês que habitam o tempo
A filosofia natural e experimental na Inglaterra do século XVIII
Trânsitos e deslocamentos teatrais: Da Itália à américa latina
Dinossauro emancipado
Crítica de poesia 

