Casa, corpo, terra, violência

Abordagens etnográficas

, , ,

R$76,00

Em estoque

Casa, corpo, terra, violência

R$76,00

ISBN: 9786559053056 REF: 9786559053056 Categoria: , , ,

Se a etnografia é considerada como o “retrato” de um povo, esse livro pode ser comparado a um álbum de fotos, mas não um qualquer – uma notável e singular coletânea de estudos antropológicos desenvolvidos a partir de comunidades camponesas ao redor do Brasil. Fruto do trabalho dos integrantes do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional (PPGAS/MN/UFRJ), esta obra se norteia em quatro pilares para apresentar sua pesquisa:

Casa: o domicílio, ponto de chegada e partida dos membros comunitários, onde se originam e confluem discussões sobre situações no
contexto familiar.

Corpo: como a forma, a linguagem e a performance da corporalidade são abordados no campesinato, levando-nos a refletir ainda sobre gênero, raça e sexualidade.

Terra: a unidade básica que constitui a forma primária de subsistência do campo, mas que provocam complexas relações sociais envolvendo posse (ou a falta dela), trabalho e morada.

Violência: conflitos, em consequência da disputa de terras, do embate entre povos tradicionais e o agronegócio, ou da luta pelo reconhecimento moral e político, que afetam as comunidades do campo e provocam lutas por sobrevivência diárias.

Casa, corpo, terra, violência traz várias reflexões sobre o ambiente rural, ampliando caminhos para novas perspectivas de pesquisa etnográfica. Um “álbum” de estudos perpetuado na história das ciências sociais capaz de instruir substancialmente acerca de questões tão relevantes do campesinato brasileiro.

Número de Páginas

Ano

Formato

Edição

Selo

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.