De onde vem o samba

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ISBN: 9786586043587 REF: 9786586043587 Categoria:

Este livro surge clássico para uma nova historiografia no Brasil. O historiador norte-americano Marc Hertzman não se perde em polêmicas (muitas bem intencionadas) sobre mistérios, invenções e autorias do samba carioca no alvorecer do século XX. Ao focalizar os músicos negros, aumenta o volume e vai direto aos andamentos políticos, culturais e ideológicos que davam o tom da cultura urbana negra das primeiras décadas da pós-emancipação. O Rio de Janeiro, a mais densa cidade atlântica, reconhecia e excluía práticas diaspóricas enquanto ensaiava narrativas e inventava espaços, significados e identidades.

Em ritmo cadenciado encontramos um mercado imperfeito de músicos, entretenimento, produção teatral, crítica musical e formas variadas de consumo. São nas interfaces de raça e de gênero – numa cronologia ampliada da pós-abolição – que o autor descortina cenários e atores. Indo além das biografias dos mais importantes sambistas e suas composições, Marc vai investigar debates, ideias, ações e símbolos para localizar processos e experiências, produzindo uma complexa história social que cada vez mais exige abordagens multivocais no manuseio de fontes, aparatos teóricos e conexões historiográficas.
A pesquisa primorosa e a riqueza de detalhes não atravessam o samba. Ao invés disso, a tradução cuidadosa nos permite saborear ainda mais melodias analíticas sem abusos de refrões acadêmicos.

Mas nem tudo foi só alegria e festa para os músicos afro-brasileiros naquelas décadas de criação do samba e desenvolvimento de suas formas do mercado musical brasileiro. Sem desafino, houve dramas, ascensão, ostracismos e quedas que se combinaram com apogeus retumbantes. Surgem comunidades negras na cidade do Rio – produtoras e consumidoras de suas próprias culturas – entrelaçadas com jornalistas, agentes públicos e as primeiras organizações de direitos autorais de artistas, teatros e músicos. Eram também criados mercados da música sob feixes de interesses financeiros dos direitos de propriedade intelectual dos artistas, fundamentalmente músicos negros. Tudo numa sociedade recém-saída da escravidão que permanecia cercada de racismo, mas onde não se podia falar em raça, embora hierarquias fossem quase instrumentos musicais de realidades desiguais e excludentes.

Este livro se junta a uma tradição sonora e literária de pensar o Rio de Janeiro a partir da sua agência política e produção cultural, reconhecendo personagens, embates, apropriações e narrativas.
Há muita coisa para ler, ouvir, cantar e dançar. E aquilo que era só pergunta vira rima, De onde vem o samba, que produz o show e assina a direção.

Flávio Gomes (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

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