Forma privilegiada

A arte concreta no Rio de Janeiro de 1946 a 1959

R$56,00

Em estoque

Forma privilegiada

R$56,00

ISBN: 9786559054466 REF: 9786559054466 Categoria:

Curiosa por conhecer a história da arte concreta carioca fora dos marcos convencionais que circulam ainda hoje na literatura sobre o assunto, Glaucia Villas Bôas retoma o fio da história da arte concreta carioca desde o ano de 1946, quando é criado o Ateliê do Engenho de Dentro, no Centro Nacional Psiquiátrico Pedro II, até 1959, ano de lançamento do Manifesto Neoconcreto. Forma privilegiada dá visibilidade às relações, ações e aos discursos de artistas, críticos, jornalistas e poetas para contar a história do concretismo no Rio de Janeiro, indagando de que maneira se transformam ideias em um movimento artístico.  

A autora argumenta que o surgimento do concretismo na cidade do Rio de Janeiro se deve a três acontecimentos. O primeiro é a criação do Ateliê do Engenho de Dentro, no qual foi possível a convivência sui generis dos artistas Almir Mavignier, Abraham Palatnik e Ivan Serpa com o crítico Mario Pedrosa e a médica Nise da Silveira, ao lado dos artistas esquizofrênicos a exemplo de Emydgio de Barros, Raphael Domingues, Adelina Gomes.
O segundo se constitui do exercício regular da crítica de arte renovada de Mário Pedrosa; e, o terceiro diz respeito à sociabilidade decorrente da atuação de Ivan Serpa no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

Por fim, Glaucia Villas Bôas questiona o destino das obras concretistas nas coleções João Sattamini, no Museu de Arte Contemporânea de Niterói, e Adolpho Leirner no Museu de Belas Artes de Houston. Afirma que as obras do concretismo brasileiro, deslocadas para aquelas coleções e museus, foram impregnadas de conceitos e ideias que lhes conferem novas camadas de sentido, afastando-as das apreensões, desejos e interesses de seus criadores. 

 

Número de Páginas

Ano

Formato

Edição

Selo

Coleção

Você também pode gostar de…

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.