Em Imagem, violência e memória, Johanna Gondar Hildenbrand e Francisco Ramos de Farias articulam três conceitos fundamentais para compreender a experiência contemporânea. Partindo de uma reflexão sobre a imagem em suas raízes filosóficas e desdobramentos na crítica contemporânea, os autores investigam como a violência não apenas é representada, mas também produzida e perpetuada por meio de narrativas visuais.
O livro examina a complexa relação entre memória e imagem, questionando se esta funciona como um disparador da lembrança ou como uma forma de presentificação do passado. A violência, por sua vez, é analisada para além do fenômeno físico, revelando-se como um excesso que estrutura e desestrutura o social.
Com exemplos que vão do cinema a exposições de corpos plastinados, os autores demonstram como a estetização da dor e a espetacularização do sofrimento nos tornam espectadores – e por vezes cúmplices – de um ciclo de consumo imagético. Mais do que respostas, a obra provoca uma reflexão necessária sobre nosso lugar nesse processo, propondo um diálogo urgente entre diferentes campos do saber. Um convite à consciência crítica sobre o poder das imagens e os limites da representação.


Da capo al fine
Poesia canadense contemporânea e multiculturalismo
O tempo amansa / a gente
Nenhum nome onde morar
A memória é uma boneca russa
História de vocês
O menor amor do mundo
Sophia: singular plural
De todas as únicas maneiras
Cena, dramaturgia e arquitetura
Contos inversos
Vera Ballroom
O assassinato da rosa
Poemas para morder a parede
O som dos anéis de Saturno
O desejo de esquecer
Territórios socioambientais em construção na Amazônia brasileira 

