Meio-dia

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Meio-dia

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ISBN: 9786559052905 REF: 9786559052905 Categoria:

Relato biográfico, romance de autoficção, crônicas de uma história musical? A composição é aberta às mais diversas interpretações, com sua variedade de ritmos, modos e tempos formando um mosaico muito particular (e universal) de uma trajetória de vida construída em torno da arte. Henry Burnett faz da música literatura nesse livro delicioso, costurado com apuro e graça pelo fio da memória, compartilhando com o leitor suas vivências desde a infância no Pará até as viagens pelo mundo. Pontuada por diversos “takes” que podem ser lidos como ensaios autobiográficos e que ilustram o chamado da música para a vida, a narrativa nos traz o retrato do artista quando jovem sob o ponto de vista do escritor-filósofo já maduro, artista de muitas faces que estreia vigorosamente na literatura.

“Tem Belém, Ananindeua, Aberdeen, fotos em preto e branco, a tia de origem escocesa, Caetano, o ídolo absoluto, a igreja e suas promessas sensuais, Berlim, o pai perdulário, Drummond, o professor Benedito, tanta coisa desse Norte longínquo e inalcançável! Mais do que fixar imagens passadas ou eternizar recordações nostálgicas, o desafio constante que enfrenta o narrador aqui é de as acolher com certa suspeita, ironia, humor. E sobretudo, talvez, nelas detectar a matéria bruta que terá servido para canções onde foi sendo depositada por ele, apesar de tudo, uma esperança. De modo que aqui ou ali há uma estrofe saborosa, como cantar é trepar pra ter par. MPB do Norte, definiu um alguém, ‘o maior compositor da Pedreira’, fincou outro. Fica a impressão de que os fragmentos deste livro almejam sobretudo, muito modestamente, dar-lhes passagem.” [Peter Pál Pelbart]

“A construção narrativa é fragmentária, por vezes sem encaixes, com cortes não lineares. E a memória é sempre imprecisa e oscilante. Portanto, trata-se de uma aposta de outro tipo, pelo limiar de uma demanda distinta que, exterior aos meandros usuais, atravessa a literatura pelas extremidades, bordas ou mesmo ‘fora total’. É isso que Henry Burnett nos traz no conjunto dos seus fragmentos.” [Nilson Oliveira]

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