Metrô

ou viagem até a última estação possível

R$49,00

Em estoque

Metrô

R$49,00

ISBN: 9786559056446 REF: 9786559056446 Categoria:

É preciso deixar claro que, se o lugar poético do Metrô é bem carioca, não deixa de ser legível para qualquer leitor, mesmo que não conheça a sua exata geografia urbana, pois entende-se que se trata de lugares, edifícios, ruas etc., da grande cidade. A sequência de passagens poéticas leva a diferentes estações do subway carioca e adjacências, mas é bom lembrar que, além de paragem de modo de transporte, a palavra “estação” tem 18 significados no dicionário Aurélio (até no caminho de Jesus). Vale a pena contemplar todos eles vis-à-vis este poema expansivo.

A viagem de ida e volta do Metrô é uma peregrinação circular, um verdadeiro périplo (que começa e finda na Estação Largo do Machado), em um zigue-zague imprevisível, com cruzamentos diversos, altibaixos, achados e perdidos em um mapa-mar urbano multifacetado. Parte importante disso tudo é o banquete de alusão literária:  desde a autonomeação (cinco obras do autor são citadas) e a referência renovada à musa-mulher do poeta, Moema (=MeupOEMA), até a invocação dos grandes poetas brasileiros do panteão modernista (e de alguns outros) e a dialogação com personagens atuantes da poesia universal.

Charles A. Perrone

Número de Páginas

Ano

Formato

Edição

Selo

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.