Diante das mudanças profundas vividas pela sociedade nas últimas décadas –incluindo diferentes formas de comunicação e as consequentes novas vivências do tempo, do espaço e das relações – é preciso atualizar o nosso modo de pensar a infância.
Partindo de uma contextualização histórica e de anos de atuação na clínica, na docência e na pesquisa, Lucia Rabello de Castro reúne neste livro diversos textos que ajudam a compreender melhor os processos de formação das crianças no mundo atual.
Entre escola, cidade, governo, mídia, entre a vida própria e a vida social, a criança é também sujeito participante e contribuinte da sociedade – e por isso precisa ser mais conhecida, reconhecida e compreendida pelos pais, professores e por todos os adultos que governam o seu mundo. Tendo em conta que o o futuro da infância se desvela no presente, a obra convida o leitor a uma reflexão sobre os modos de ser e de agir das crianças (e com as crianças) no mundo de hoje – e de amanhã.


A gaia ciência de James Joyce
A fruta é doce, mas passou do ponto
ONGs
Formação de professores e experiência docente
Hakim, o geômetra e suas aventuras
O som dos anéis de Saturno
Mudanças e desafios sociológicos
Sobre a forma, o poema e a tradução
"Pois temos touros"
A casa invisível
Anatomia de uma perda
Entre Brasil e Portugal
IV Encontro Luso-Brasileiro de Museus Casas
Vera Ballroom
Cartas trocadas
Figurino funk
Eu, Jeremias
Sobre o silêncio das horas
Pessoas em movimento
A ordem interior do mundo
Campos de Carvalho contra a Lógica
Grito em praça vazia
Com Ferenczi
Livro da rainha
O Rio de Janeiro nos jornais
Vento, vigília
Corpo sem órgãos 

