O papel da literatura infantil na escola, da creche ao quinto ano do Ensino Fundamental, e como esta tem contribuído para a formação das crianças, preparando-as para lidarem com as dificuldades do crescimento e com a vida real é o tema de Travessias da literatura na escola.
Organizado por Patrícia Corsino, que coordenou a pesquisa “Infância, linguagem e escola: das políticas do livro e leitura ao letramento literário de crianças de escolas fluminenses”, o volume reúne textos que analisam a relação fundamental entre criança, livro e escola.
Com uma riqueza de artigos assinados por pesquisadores da área da educação, a coletânea se divide em quarto partes: a primeira se debruça sobre a Infância e literatura; a segunda analisa o papel da Literatura na Educação Infantil; em seguida, os textos exploram a Literatura nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Por último, é proposto um percurso por esses diversos campos para refletir amplamente sobre Literatura e escola.
Em artigos claros e bem fundamentados Travessias convida todos nós – pais, alunos, professores, cidadãos – a refletir sobre o poder que a literatura exerce na construção da visão de mundo do indivíduo – e, portanto, na formação da própria sociedade.