O papel da literatura infantil na escola, da creche ao quinto ano do Ensino Fundamental, e como esta tem contribuído para a formação das crianças, preparando-as para lidarem com as dificuldades do crescimento e com a vida real é o tema de Travessias da literatura na escola.
Organizado por Patrícia Corsino, que coordenou a pesquisa “Infância, linguagem e escola: das políticas do livro e leitura ao letramento literário de crianças de escolas fluminenses”, o volume reúne textos que analisam a relação fundamental entre criança, livro e escola.
Com uma riqueza de artigos assinados por pesquisadores da área da educação, a coletânea se divide em quarto partes: a primeira se debruça sobre a Infância e literatura; a segunda analisa o papel da Literatura na Educação Infantil; em seguida, os textos exploram a Literatura nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Por último, é proposto um percurso por esses diversos campos para refletir amplamente sobre Literatura e escola.
Em artigos claros e bem fundamentados Travessias convida todos nós – pais, alunos, professores, cidadãos – a refletir sobre o poder que a literatura exerce na construção da visão de mundo do indivíduo – e, portanto, na formação da própria sociedade.


Vento, vigília
Reversor
Mulheres de moto pelo mundo
Ave, Rosa!
Esportes nos confins da civilização
Além do habitus
A invenção do amor
O chamado da vida
Educação do corpo e escolarização de atletas
Como não agradar as mulheres
A outra história
Cárcere privado
Cadernos de alguma poesia
Temas da sociologia contemporânea
A queda
Estrada do Excelsior
A cidade inexistente
O mar que restou nos olhos
De todas as únicas maneiras
O menor amor do mundo
O mais sutil é a queda
O assassinato da rosa
História de vocês
Poemas para morder a parede
Vida poesia tradução
As amarras
Sublunar
Nerdquest 

