No centenário de Nelson Rodrigues, que inspirou homenagens e remontagens de suas peças teatrais, Ângela Maria Dias apresenta em A forma da emoção: Nelson Rodrigues e o melodrama uma leitura inovadora das obras e da importância do legado artístico do anjo pornográfico.
Em diálogo com teóricos como Peter Brooks, Walter Benjamin, Georges Bataille, Roger Callois, reflete sobre a atualidade do melodrama rodrigueano, analisando a sua funcionalidade na estética passional forjada pelo “autor maldito”. Destacando a repetição e a intensificação como dois componentes essenciais da obra desse autor múltiplo, Ângela desnovela o efeito catártico de uma escrita que revisita os dilemas do ser humano, confrontando-o com verdades extremas e incômodas.


Temas da sociologia contemporânea
O caos preclaro
Ficção e travessias
Campos de Carvalho contra a Lógica
Nenhum nome onde morar
O fim do Brasil
Conversações sobre final de análise
As encruzilhadas da sexualidade
Língua contra língua
Sobre a forma, o poema e a tradução
Corpo sem órgãos 

