No centenário de Nelson Rodrigues, que inspirou homenagens e remontagens de suas peças teatrais, Ângela Maria Dias apresenta em A forma da emoção: Nelson Rodrigues e o melodrama uma leitura inovadora das obras e da importância do legado artístico do anjo pornográfico.
Em diálogo com teóricos como Peter Brooks, Walter Benjamin, Georges Bataille, Roger Callois, reflete sobre a atualidade do melodrama rodrigueano, analisando a sua funcionalidade na estética passional forjada pelo “autor maldito”. Destacando a repetição e a intensificação como dois componentes essenciais da obra desse autor múltiplo, Ângela desnovela o efeito catártico de uma escrita que revisita os dilemas do ser humano, confrontando-o com verdades extremas e incômodas.


Numa nada dada situação
Poema Cenário e outros silêncios
O aprendiz do desejo
Conhecimento escolar e ensino de sociologia
Moema em três movimentos
O fim do Brasil
Pedaço de mim
Grito em praça vazia
Como impressionar sem fazer esforço
Durante
Sodoma
Poemas para a Antologia Não
Formação de professores e experiência docente
O chamado da vida
Espiral: contos e vertigens
Luz sobre o caos
Campo de pouso
Somente a verdade
Regra e exceção 

