A figura excêntrica e polêmica de Mr. Catra – autor de sucessos como “Mama”, “Adultério”, “Soltinha” que descem o morro e abalam festas da Zona sul – é o ponto de partida para Mylene Mizrahi explorar o universo do funk carioca. Em A estética do funk – Criação e conectividade em Mr. Catra, a autora mergulha sem preconceitos no mundo do funk; derrubando estereótipos, seu estilo inovador de pesquisa aposta na criatividade funk como produto do encontro, destacando o potencial de conectividade dessa cultura.
O olhar atento de pesquisadora de Mylene segue passo a passo o dia a dia de Catra, suas várias mulheres e filhos. Como num documentário, a autora frequenta as vans que levam aos shows do cantor e os bastidores, acompanha suas mulheres em cabeleireiros, circula pelos espaços íntimos de suas famílias, e pelo espaço público da comunidade. E relata tudo neste livro, com a desenvoltura teórica e maturidade de antropóloga. O resultado é uma reveladora etnobiografia, que traz à luz a conectividade entre a favela e o asfalto através de um cantor que circula por entre os dois mundos; um artista que é produto da periferia, e que usa o escracho, o erotismo hilário e o deboche como armas de comunicação para divertir todas as classes.
Escolhendo um caminho à margem da vertente dominante de estudos sobre o funk, que os circunscrevem à periferia, Mylene Mizhari dá um salto ousado (e bem-sucedido) nesta obra, revelando não só novos aspectos do seu objeto de pesquisa mas, principalmente, novos modos de se pensar as possibilidades dos estudos antropológicos contemporâneos.


Vento, vigília
O futuro da infância e outros escritos
Entre o requinte e o tribofe
"Santo forte" visto por
Como impressionar sem fazer esforço
A construção social do "ex-bandido"
A educação do corpo nas escolas do Rio de Janeiro do século XIX
Da capo al fine
Camilo Castelo Branco e Machado de Assis em diálogo
Vigário Geral 

