Como quem não quer nada, Elisa Guedes fala, dentre outras coisas, de política, de educação, de arte, de relacionamentos.
É louvável o talento que a escritora tem para lidar de modo acessível com temáticas por vezes melindrosas, mas, ao mesmo tempo, em belo paradoxo, evidenciando o quanto essas temáticas podem ser labirínticas. Sem deixar de serem crônicas, considerando-se o que elas podem ter de leveza, de graça ou de lirismo, os textos deste livro acabam trazendo à tona uma mulher interiorana que anseia por um cosmopolitismo genuíno: ao mesmo tempo em que reflete, por exemplo, sobre a vida longe dos grandes centros urbanos ou sobre a velhice, a autora quer entender os tempos correntes e estar neles não com saudosismo acrítico, mas com desejo de se manter atualizada. Nesse vaivém ora no passado, ora no presente, ganha o leitor uma das mais notáveis características da literatura — a atemporalidade.
[Lívio Soares]

Cárcere privado
O morse desse corpo
Vento, vigília
Pedaço de mim
O mar que restou nos olhos
Da capo al fine
O mais sutil é a queda
O fim do Brasil
Estrada do Excelsior
Estou viva
Pulvis
Corvos contra a noite
De todas as únicas maneiras
Grito em praça vazia
Era preciso um caminho
O médico e o barqueiro e outros contos
Poesia reunida
Sonilóquios
O tempo amansa / a gente
Numa nada dada situação
O menor amor do mundo
A bordo do Clementina e depois
A cidade inexistente
Interpretações literárias do Brasil moderno e contemporâneo
Cadernos de alguma poesia
A casa invisível
A construção social do "ex-bandido"
A incerteza das formas
Como não agradar as mulheres
Histórias do bom Deus
Figuraças 

