No livro Gênese, gesto: os manuscritos de Lima Barreto, Giovani T. Kurz explora minuciosamente o processo criativo de Lima Barreto. Concentrando-se no romance “Clara dos Anjos”, Kurz acompanha as diversas versões da obra, buscando desvendar o essencial “gesto” narrativo empregado por Lima em sua ficção. Utilizando uma abordagem fundamentada na crítica genética, o autor expõe os estágios de experimentação, expansão, condensação e recriação que deram forma à obra, oferecendo uma perspectiva reveladora sobre o processo criativo de Lima Barreto, enriquecida pela compreensão de suas experiências pessoais e do engajamento do autor na construção de sua escrita. O livro oferece um mergulho profundo na mente do escritor e uma análise valiosa para os estudiosos da literatura brasileira.
____________________________
“O movimento crítico de Kurz parte da tradição crítica já acumulada sobre o autor, mas concentra-se na leitura das obras tais como acabadas e publicadas, sem tirar os olhos dos estágios de escrita que antecederam os produtos prontos, preservados em manuscritos, com suas rasuras, excessos e hesitações.
Em suma, o que se encontra neste livro não é o Lima Barreto parecido com o Meneses ou mesmo com o poeta Leonardo Flores, que muitos críticos trataram como um alter ego seu. Mas o Lima Barreto que criou Meneses e Leonardo Flores. Assim como criou Clara, Policarpo Quaresma, Isaías Caminha, Olga e tantas outras vidas de papel que fazem viva sua obra para os vivos que o sucederam. Nós, seus leitores.”
Luís Bueno


O desejo de esquecer
História, memória, instituições
A trincheira dos trabalhadores
Poesia canadense contemporânea e multiculturalismo
A ordem interior do mundo
Estou viva
Celebrando a pátria amada
A gaia ciência de James Joyce
Ave, Rosa!
A filosofia natural e experimental na Inglaterra do século XVIII
Carona é uma coisa muito íntima
Nas frestas das fendas
Contos contidos
Três faltas e você será foracluído [...]
Etnobiografia
Judaísmo e cultura
Pedaço de mim
Didática
Eu, Jeremias
Confabulações
Realismo, realismos 

